× Fale Conosco

Solicite um orçamento sem compromisso!

Enviar via
Ou ligue para (41) 99985-1160
Se preferir, ligue para nós! Ligar agora!
Clique aqui para falar conosco!
×
× Envie-nos um E-mail

    Saiba como definir o uniforme ideal para a sua empresa

    Um dos passos mais importantes para melhorar a organização interna de uma empresa é a escolha do uniforme ideal. A criação da padronização do ambiente de trabalho com a sua uniformização, a princípio, pode ser considerada uma etapa complicada, mas veremos que isso não corresponde à realidade.

    Assim sendo, selecionar o melhor tipo de uniforme é um movimento capaz de melhorar diversos fatores como a qualidade, a própria imagem da empresa e outros quesitos que farão a organização ser reconhecida no mercado como uma autoridade e uma marca a ser respeitada.

    Pensando nisso, elaboramos este texto contendo algumas dicas importantes para ajudar a sua empresa a definir o melhor uniforme e, com isso, conquistar um novo patamar para o público. São motivos fundamentais para impulsionar o sucesso da sua organização!

    Confira dicas para escolher o uniforme ideal

    Uniformes de cor neutra

    Uniformes que possuem cor neutra tendem a ficar mais bonitos e visualmente agradáveis, além de oferecer características para transformar o trabalho dos funcionários em algo mais leve. É bom evitar cores vibrantes, escuras e pesadas na hora da confecção.

    Apesar de algumas empresas optarem por cores mais fortes na concepção do seu visual, os uniformes devem apresentar essa neutralidade, pois cores muito vibrantes e escuras, além de desbotar com uma maior facilidade, oferecem uma maior possibilidade de absorver peso e calor, dificultando que o trabalho do funcionário seja realizado com leveza.

    Evitar uniformes curtos ou justos

    É unanimidade que os uniformes devem apresentar uma composição que cubra totalmente as partes do corpo que estejam acima dos joelhos, dos cotovelos e do tronco. Essa escolha obedece a questões éticas e morais, por conta do constrangimento que vestimentas curtas e justas poderiam causar durante o seu uso e também para a imagem da empresa.

    Dessa maneira, selecionar modelos que atendam a todos os tamanhos existentes é o passo ideal para garantir que cada profissional consiga provar e tirar as medidas corretas, de modo a proporcionar a melhor satisfação para todos os colaboradores.

    Escolher tecidos que não amarrotam

    É importante que seja verificado, junto à empresa escolhida para fabricar o uniforme, os tipos de tecidos que podem amassar menos. A grande maioria deles são bastante confortáveis, e proporcionam toda a praticidade necessária para os colaboradores não precisarem utilizar o ferro de passar, perdendo tempo nos cuidados com o uniforme.

    Uniforme que dialogue com a imagem e proposta da empresa

    Na hora de definir o uniforme ideal para a empresa, é preciso levar em conta a imagem e a proposta da empresa. Verificar a forma como os concorrentes construíram as suas vestimentas e se tornaram referências no mercado, além de estudar as cores, logomarcas e slogans, é um modo essencial de saber como construir o próprio reconhecimento de sua organização perante o mercado.

    Alinhar os profissionais ao ambiente de trabalho

    De nada adianta fabricar um uniforme adequado se a empresa não conseguiu alinhar os profissionais ao ambiente de trabalho. Como sabemos, o comércio, a indústria e os serviços são áreas distintas e precisam apresentar características específicas, principalmente em relação às vestimentas.

    Como o uniforme influencia não apenas a segurança, mas também o desempenho dos funcionários, ele deve obedecer não apenas à consolidação do bem-estar dos colaboradores, mas às condições de temperatura do ambiente. A vestimenta precisa oferecer conforto em todas as situações possíveis.

    Defina os profissionais que utilizarão os uniformes

    A empresa deve listar todos os profissionais que precisarão usar o uniforme, pensando na melhor forma de identificá-los dentro da equipe. Se for necessário, os uniformes devem contar com modelos diferenciados para classificar os cargos, seja por hierarquia ou departamento.

    Modelos e tamanhos especiais

    Deve-se levar em conta que parte dos profissionais precisam contar com modelos e tamanhos especiais de uniformes. Com isso, a costureira responsável pela produção deve medir o tamanho ideal para atender às necessidades de todos os funcionários, incluindo aí aquelas que estão em período de gestação.

    Renovação dos uniformes

    Os uniformes precisam ser trocados anualmente, mesmo apresentando tecidos de boa qualidade e com alta durabilidade. Esse procedimento é necessário pois ocorre um desgaste acelerado nas fibras dos tecidos, em decorrência do tempo de uso.

    Esse processo leva à perda da aparência nova da vestimenta, o que pode impactar a imagem da empresa. Afinal de contas, apresentar características como desleixo não deve ser um objetivo do seu negócio, não é mesmo?

    Sobre a NR10

    Conhecida como Norma Regulamentadora 10, ela possui como principal objetivo a regulamentação de segurança dos serviços dos funcionários que envolvam o uso de eletricidade. Assim sendo, é uma norma responsável por garantir não apenas a saúde, mas a própria segurança e integridade física dos colaboradores.

    Mas engana-se quem pensa que ela atende apenas aos profissionais que atuam de maneira direta com instalações e eletricidade. Aqueles que prestam serviços e atividades de forma indireta também são resguardados pela NR10. A escolha de vestimentas adequadas para fornecer a todos esses colaboradores é obrigatória, segundo as delimitações da norma.

    Exigência do uniforme

    Por lei, se a empresa exige que o funcionário use o uniforme determinado por ela, o custo do fornecimento é de obrigação do empregador, sem que a roupa venha a causar constrangimento ou vexames. Caso o padrão seja algo básico, como calça e camisa (não correspondendo a um uniforme específico), o custo fica por conta do empregado.

    Conclusão

    Dessa maneira, para que os seus funcionários contem com as melhores opções de uniforme, respeitando o sem bem-estar e segurança, não deixe de contar com os serviços da Unifors. Com atendimento e profissionais especializados, garantimos a melhor experiência para o seu negócio!



    Deixe um comentário