× Fale Conosco

Solicite um orçamento sem compromisso!

Enviar via
Ou ligue para (41) 99985-1160
Se preferir, ligue para nós! Ligar agora!
Clique aqui para falar conosco!
×
× Envie-nos um E-mail

    O que é e para que serve a NR 10?

    Norma regulamentadora que cuida da proteção dos trabalhadores que lidam com energia elétrica em suas atividades laborais, a NR-10 tem como objetivo a prevenção de acidentes e a preservação da vida, da integridade e da segurança.

    No texto abaixo, você vai entender o que é e para que serve a NR-10, além de sua importância e as principais disposições que ela traz em seu texto sobre questões de preservação da integridade e da segurança de todos os trabalhadores.

    O que é a NR-10?

    Orientação que regula o trabalho e as atividades que envolvem o uso ou o manuseio de energia elétrica, a NR-10 esclarece quais são os principais cuidados a serem tomados, priorizando a segurança e o cuidado com o trabalhador.

    As disposições da NR-10, além de contribuírem para a segurança das atividades que utilizam a energia elétrica ou que sejam realizadas em ambientes energizados, também abordam fatores como medidas de controle, isolamentos e dispositivos de proteção.

    Objetivos da NR-10

    A compreensão da manutenção dos ambientes de trabalho mais seguros, diminuição do índice de acidentes e prevenção de choques elétricos fatais são alguns dos objetivos da NR-10. Entretanto, o seu principal objetivo é outro.

    Ela estabelece requisitos e condições mínimas de segurança para todas as atividades que expõem o trabalhador ao risco envolvendo a energia elétrica. Se as empresas descumprirem as obrigações previstas pela norma, ficam sujeitas a multas e penalizações.

    Assim sendo, a NR-10 possui, como objetivo principal, a eliminação ou a diminuição de qualquer risco à saúde e à vida do trabalhador em função de riscos que envolvam a energia elétrica, garantindo que todo funcionário esteja com a segurança e proteção garantidas.

    Importância da NR-10

    O manuseio, transformação ou até mesmo produção de energia elétrica são ações realizadas por diversos ramos de produção. Antes da criação da NR-10, os índices de acidentes e óbitos decorrentes deste tipo de atividade eram muito elevados.

    Os índices sofreram uma queda acentuada após a criação da NR-10, provando que a norma regulamentadora é totalmente efetiva. Dessa maneira, podemos afirmar que a importância da NR-10 ocorre por conta da diminuição do risco à vida, garantindo o cumprimento das disposições previstas em seu texto.

    Assim sendo, a NR-10 estabelece que os colaboradores que trabalham nestas condições devem, obrigatoriamente, receber um treinamento sobre as disposições de segurança e prevenção, com a obrigatoriedade de atualização deste treinamento, no mínimo, a cada 2 anos.

    Além de determinar ações de prevenção e segurança contra riscos elétricos, a NR 10 garante que os colaboradores saibam quais são as disposições da norma, a fim de se tornarem eles mesmos, supervisores do trabalho realizado pelas empresas.

    A empresa que se negar a cumprir a regularização das condições de trabalho estará sujeita às penalizações previstas no próprio texto da norma, que garante não apenas as melhores formas de prevenção e segurança, como também a aplicação das mesmas.

    Conclusão

    Como você viu, as disposições da NR-10 são muito abrangentes e repletas de detalhes. O que abordamos acima é um breve resumo. Porém, o conteúdo completo da norma só pode ser entendido mediante treinamento especializado, e que deve ser aplicado aos colaboradores, conforme manda a NR-10.

    Para que sua empresa permaneça regulamentada e não tenha problemas, certifique-se de disponibilizar este treinamento aos seus colaboradores. E, se precisar de uniformes que obedeçam a todas as normas da NR-10, conte com a Unifors. Entre em contato para verificar nossas opções de vestimentas profissionais!



    Deixe um comentário