O que é e para que serve a NR 10? | Uniformes em Curitiba | Unifors Uniformes Profissionais
×

Solicitar Orçamento

Atendimento Imediato
(horário comercial)

Estamos enviando sua solicitação.
Por favor, aguarde...
Recebemos sua solicitação.
Logo entraremos em contato.
Ops.
Os dados do formulário estão incorretos.
Ocorreu um erro na solicitação.
Recarregue a página e tente novamente ou entre em contato com nosso suporte.

O que é e para que serve a NR 10?

Norma regulamentadora que cuida da proteção dos trabalhadores que lidam com energia elétrica em suas atividades laborais, a NR-10 tem como objetivo a prevenção de acidentes e a preservação da vida, da integridade e da segurança.

No texto abaixo, você vai entender o que é e para que serve a NR-10, além de sua importância e as principais disposições que ela traz em seu texto sobre questões de preservação da integridade e da segurança de todos os trabalhadores.

O que é a NR-10?

Orientação que regula o trabalho e as atividades que envolvem o uso ou o manuseio de energia elétrica, a NR-10 esclarece quais são os principais cuidados a serem tomados, priorizando a segurança e o cuidado com o trabalhador.

As disposições da NR-10, além de contribuírem para a segurança das atividades que utilizam a energia elétrica ou que sejam realizadas em ambientes energizados, também abordam fatores como medidas de controle, isolamentos e dispositivos de proteção.

Objetivos da NR-10

A compreensão da manutenção dos ambientes de trabalho mais seguros, diminuição do índice de acidentes e prevenção de choques elétricos fatais são alguns dos objetivos da NR-10. Entretanto, o seu principal objetivo é outro.

Ela estabelece requisitos e condições mínimas de segurança para todas as atividades que expõem o trabalhador ao risco envolvendo a energia elétrica. Se as empresas descumprirem as obrigações previstas pela norma, ficam sujeitas a multas e penalizações.

Assim sendo, a NR-10 possui, como objetivo principal, a eliminação ou a diminuição de qualquer risco à saúde e à vida do trabalhador em função de riscos que envolvam a energia elétrica, garantindo que todo funcionário esteja com a segurança e proteção garantidas.

Importância da NR-10

O manuseio, transformação ou até mesmo produção de energia elétrica são ações realizadas por diversos ramos de produção. Antes da criação da NR-10, os índices de acidentes e óbitos decorrentes deste tipo de atividade eram muito elevados.

Os índices sofreram uma queda acentuada após a criação da NR-10, provando que a norma regulamentadora é totalmente efetiva. Dessa maneira, podemos afirmar que a importância da NR-10 ocorre por conta da diminuição do risco à vida, garantindo o cumprimento das disposições previstas em seu texto.

Assim sendo, a NR-10 estabelece que os colaboradores que trabalham nestas condições devem, obrigatoriamente, receber um treinamento sobre as disposições de segurança e prevenção, com a obrigatoriedade de atualização deste treinamento, no mínimo, a cada 2 anos.

Além de determinar ações de prevenção e segurança contra riscos elétricos, a NR 10 garante que os colaboradores saibam quais são as disposições da norma, a fim de se tornarem eles mesmos, supervisores do trabalho realizado pelas empresas.

A empresa que se negar a cumprir a regularização das condições de trabalho estará sujeita às penalizações previstas no próprio texto da norma, que garante não apenas as melhores formas de prevenção e segurança, como também a aplicação das mesmas.

Conclusão

Como você viu, as disposições da NR-10 são muito abrangentes e repletas de detalhes. O que abordamos acima é um breve resumo. Porém, o conteúdo completo da norma só pode ser entendido mediante treinamento especializado, e que deve ser aplicado aos colaboradores, conforme manda a NR-10.

Para que sua empresa permaneça regulamentada e não tenha problemas, certifique-se de disponibilizar este treinamento aos seus colaboradores. E, se precisar de uniformes que obedeçam a todas as normas da NR-10, conte com a Unifors. Entre em contato para verificar nossas opções de vestimentas profissionais!



Deixe um comentário