× Fale Conosco

Solicite um orçamento sem compromisso!

Enviar via
Ou ligue para (41) 3154-4855
Se preferir, ligue para nós! Ligar agora!
Clique aqui para falar conosco!
×
× Envie-nos um E-mail






Quando o uniforme para funcionários é obrigação da empresa?
Unifors | Quando o uniforme para funcionários é obrigação da empresa?

Quando o uniforme para funcionários é obrigação da empresa?

Surgindo como uma dúvida bastante comum em relação ao ambiente de trabalho, uma questão sempre é levantada: afinal de contas, quando o uniforme para funcionários é obrigação da empresa? Isso surge sempre que se discute sobre essa obrigatoriedade, principalmente em relação aos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Por ser um procedimento considerado de grande importância dentro do ambiente de trabalho, o uso de uniformes pelos trabalhadores é responsável por diferenciar os funcionários da empresa em relação aos diversos setores, além de deixar o ambiente mais formalizado.

Pensando nisso elaboramos o texto abaixo, de modo a abordar todas as considerações acerca do assunto e trazendo as informações necessárias para esclarecer todas as dúvidas dos empregadores e também dos profissionais, inclusive aqueles da segurança do trabalho.

Existe obrigação da empresa em fornecer uniforme para funcionários?

Não existe obrigatoriedade de fornecimento de uniforme para trabalhadores, segundo as normas da CLT. Entretanto, ela possui a obrigação de entregar, mediante as atividades desempenhadas, as vestimentas necessárias para segurança, denominadas EPIs.

Assim sendo, tanto as vestimentas quanto os equipamentos de proteção individual devem apresentar o chamado Certificado de Aprovação (CA). Entre os itens que podem ser considerados parte dessa categoria obrigatória, estão os macacões antichamas, botas, luvas, coletes com tarjas fluorescentes de segurança, entre outros.

Qual a diferença entre uniformes e vestimentas?

Existe muita confusão sobre o real significado de uniformes e vestimentas, e se ambos são a mesma coisa. Entretanto, a resposta é não. A vestimenta é basicamente um EPI, com a função de proteger o trabalhador que realiza atividades que podem ser prejudiciais à sua saúde.

O uniforme, ao contrário da vestimenta, não é obrigatório, e a empresa é quem deve definir se o seu uso é necessário ou não.

A empresa pode vender uniformes para funcionários?

A prática de vendas de uniformes pela empresa entre seus funcionários não é considerada uma prática ilegal, mesmo que metade do valor (ou apenas uma parte) seja custeado por ela. Entretanto, optando por esse caminho, ela não pode obrigar o funcionário a usar a roupa.

Dessa maneira, existem alguns pontos que merecem atenção. Em caso de perda, ou do funcionário acabar estragando a vestimenta por mau uso, ele deverá arcar com o valor do custo do uniforme. Nesse sentido, a empresa possui o direito de cobrar o valor de um segundo uniforme e, posteriormente, exigir a obrigatoriedade do seu uso.

Porém, a empresa pode exigir o uso de uniformes se eles foram entregues a todos os funcionários. Desse modo, todos aqueles que descumprirem regras ou adaptarem o uniforme de modo indevido, estão sujeitos a advertências.

Dress code na empresa pode ser exigido?

Algumas empresas podem optar pelo uso de dress code, no lugar dos uniformes convencionais. O dress code pode ser definido como um código de vestimenta que, ao ser adotado pela empresa, acaba padronizando o tipo de roupa que deve ser usado pelos funcionários.

Dessa maneira, o dress code tanto pode ser formal, utilizando-se o traje completo, ou de modo flexível, dependendo da empresa. Vale lembrar que a lei não impede a organização de exigir o uso de determinados tipos de roupa, dando a ela autoridade para advertir o funcionário que se recusar a utilizá-lo.

Quais os benefícios da utilização de uniforme pelos trabalhadores?

A utilização de uniformes traz algumas vantagens ao ambiente de trabalho, tanto para a organização quanto para os funcionários. A padronização oriunda do uso de uniformes acarreta uma seriedade perante os clientes, além de transmitir uma imagem de formalidade e organização.

Mais que isso, o uniforme ajuda a criar uma identidade para a empresa, o que contribui ainda para o marketing da marca.

Para o trabalhador, ele terá a vantagem de não precisar gastar com a compra de roupas para trabalhar. Além disso, passa a ideia de equipe, o que gera bons resultados no ambiente profissional.

O uniforme ajuda na identificação da equipe?

O uso de uniformes em setores diferentes, como comércio, escritórios e indústrias, pode facilitar a diferenciação e padronização de setores com cores diferentes, facilitando a organização e comunicação entre os membros de uma empresa e, posteriormente, com os próprios clientes.

Desse modo, os uniformes também são ideais para atender aos setores que possuem acesso restrito, pois esse procedimento pode evitar problemas e acidentes de trabalho. Vale citar que essas roupas são responsáveis por facilitar a busca de informações em setores como os comércios, por exemplo.

Qual o modo certo de escolher o modelo de uniforme?

O uniforme precisa demonstrar, logo de cara, a função que precisa exercer. Assim sendo, quanto maior as características capazes de traduzir o nome e a imagem da empresa, melhor. Portanto, é ideal que o ambiente de trabalho seja adaptado ao modelo de uniforme escolhido.

Como existem setores diversos como comércio, indústrias e escritórios, cada um deles precisa de modelos específicos e que traduzam o modo de ser e agir da empresa, seja de modo despojado ou formal. O tamanho do modelo deve ser padronizado, evitando cortes justos e tecidos que marquem o corpo.

Outro ponto que merece atenção é  a cor do uniforme. Como vivemos em um país com temperaturas altas, o ideal é escolher cores amenas para compor a roupa, já que cores fortes e escuras tendem a reter muito calor. Lembrando que as cores fortes desbotam mais rápido, e exigem uma troca constante do uniforme.

Conclusão

Os uniformes possuem um papel essencial para a construção da identidade da empresa, além de oferecer inúmeras vantagens para o exercício de trabalho dos funcionários e para as relações entre os empregados e os clientes. Assim sendo, a escolha correta não passa apenas pela estética.

A Unifors oferece diversas opções de uniformes e vestimentas para o bem-estar e segurança dos trabalhadores. Confira todas as opções que ofertamos, e não deixe de entrar em contato, caso tenha mais alguma dúvida sobre o assunto!

Summary
Quando o uniforme para funcionários é obrigação da empresa?
Article Name
Quando o uniforme para funcionários é obrigação da empresa?
Description
Saiba a principal diferença entre uniforme para funcionários e vestimenta profissional, e qual dos dois é obrigatório ser fornecido por parte da empresa
Author
Publisher Name
Unifors
Publisher Logo

Share this post